
Rui Manuel Matos Araújo Maia, nasceu a 27 de Junho de 1957 sendo natural de Requião, Vila Nova de Famalicão.
Foi admitido como irmão da Misericórdia em 5 de Junho de 1981. Iniciou o exercício da sua atividade como Mesário de 2002 a 2007, desempenhando de 2008 a 2013 a função de Vice-Provedor e sendo desde 2014 Provedor.
É com muito orgulho que deixo uma mensagem à Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão Instituição de grande relevância detentora de uma dinâmica muito distinta, ativa e diferenciadora.
Agradeço a dedicação que todos oferecem a esta instituição, pois, isoladamente, esta Santa Casa não teria a mesma história. O nome de cada irmão, de cada utente, de cada funcionário é um registo gravado nas páginas da crónica da nossa instituição.
A realidade desta instituição determina que tenha um papel muito importante no concelho de Vila Nova de Famalicão. Além do apoio que presta aos idosos e às crianças, a Santa Casa assume-se como um importante empregador local, pois oferece emprego direto a mais de 180 pessoas, sendo a IPSS concelhia com o maior número de funcionários, tornando-a também uma referência neste campo.
Reconheço os irmãos que ao longo dos anos vão dando corpo a este projeto feito de solidariedade e de amor ao próximo. A Santa Casa necessita de todos os seus irmãos, formadores de elos de ligação com a comunidade, desafiando outros ao mesmo compromisso. Não posso deixar de dirigir uma palavra aos nossos funcionários para sublinhar o seu trabalho e empenhamento, essenciais para o êxito das nossas competências e tarefas do dia-a-dia. Juntos temos feito um caminho de sucesso. Obrigado pela dedicação. Um destaque especial com carinho e estima para utentes e familiares que são a nossa razão de existir. Os desafios futuros são muitos, desde logo, o de manter a qualidade em todos os serviços que prestamos.
Ao nível da análise de necessidades futuras consideramos que o projeto principal passa pela necessidade de garantir a sustentabilidade Institucional, dentro do rigor e disciplina financeira que a presente época exige. O futuro da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão terá de passar obrigatoriamente por uma contínua modernização estrutural e organizacional. A Santa Casa pretende alcançar um aperfeiçoamento e melhoria contínua dos serviços oferecidos, assumindo-se como uma Instituição de apoio local servindo como complemento e apoio às famílias dos utentes. Juntos somos mais fortes e reconhecemos a demanda da mudança. Com Solidariedade, Competência e apostando na Modernidade somos uma Misericórdia mais coesa e mais sólida e vemos o futuro como mais um ciclo de sucesso.